*O objetivo é dar igualdade à pele. Uma esponjinha ajuda no processo.
*Para peles lisas, sem espinhas e com poucas marcas de expressão, a base em bastão é a mais indicada.
* Para as mulheres que possuem marcas fortes e espinhas, é possível ficar com pele de bebê, passando a esponja de base líquida na base em pó e aplicar no rosto. A cor escolhida deve ser a mais próxima possível do tom da pele.
* Deve-se evitar o exagero na base para não ficar extremamente artificial ou criar camadas grossas, além de estar atenta para o período de validade dos produtos.
Pó
* Deve ser utilizado após a base para dar um acabamento aveludado à pele.
Lápis
*Um truque. Puxe os olhos como se fosse uma oriental, assim se tem mais firmeza na área em que será passado o lápis.
*O comum é que as mulheres preencham a pálpebra com o lápis preto. “Mas para um efeito arrasador, uma dica é usar na região final do olho, próximo ao nariz, um lápis branco, prata ou pérola.
Sombra

*A cor escolhida também precisa estar em harmonia com a roupa e deve-se evitar o exagero sempre.
Batom
*Dá mais expressão aos lábios, podendo afiná-los ou aumentá-los. Para a maquiagem ser completa, três itens devem ser observados.
Cores: podem ser escolhidas de acordo com a roupa; se o quesito for à cor da pele, sugere-se: mulheres claras, no dia a dia, usem tons claros, e as de pele escura, abusem dos tons escuros. Para à noite, pode-se usar qualquer tom.
Espessura dos lábios: as mulheres de lábios finos devem definir o contorno labial com um lápis para boca, que tenha a cor um tom mais quente que o usado no restante dos lábios. Assim, os lábios passam a impressão de serem maiores. Aquelas que têm lábios carnudos não devem fazer o contorno e precisam ter cuidado com o excesso de batom para não formar placas e o visual se tornar exagerado.
Batom no papel: Não aperte o batom contra os lábios para não haver excessos. O batom deve dar à mulher um ar delicado e feminino sem deixá-la vulgar. Para que os lábios fiquem sequinhos e sem excesso de batom, pode-se colocar um pedaço de guardanapo entre os lábios e abrir e fechar a boca, para que saia o excedente.
“O principal na hora de se maquiar é não exagerar nas cores, na quantidade de produtos e passar naturalidade”,
“A maquiagem deve ser um artifício para dar um brilho a mais ao rosto feminino, sem esconder a beleza natural de cada mulher”.
“A aposta válida são os produtos de maquiagem à prova d’água. Eles são ótimos para evitar que a make fique borrada antes da festa chegar ao fim”.
CORRETIVO
Certo: Para começar escolha o tom ideal do corretivo- ele deve ser um pouco mais claro que sua pele. Se quiser cobrir as olheiras, aplique um pouco do produto e de suaves batidinhas com os dedos, sempre de baixo para cima, bem rente aos cílios!
Errado: Preocupadas apenas em cobrir a parte escura de baixo dos os lhos, algumas mulheres esquecem o acabamento e passam o creme de um lado para o outro.Essa estratégia pode destacar ainda mais a região e acentuar o problema.
BASE
Certo: Primeiro, experimente a cor do cosmético na testa. Se sumir e não marcar a pele, pode comprar sem medo. Utilize-o nas bochechas, na boca e no pescoço.Com o auxilio de um pincel grosso e macio, espalhe bem.Depois, recorra ao pó, tomando as mesmo precauções no uso. procure um da mesma cor e marca da base para não ficar com três tons diferentes na face!
Errado: Excessos deixam o visual artificial, oposto do desejado. Por isso, controle a vontade de apagar marcas ou manchas com uma grande quantidade do produto. Prefira um corretivo para esconder as imperfeições e só depois disso invista na base!
BLUSH
Certo: Fique atenta ao formato de seu rosto. Os ovais pedem mais produto nas maças. Os redondos exigem a aplicação de uma linha na direção da boca. Bastam algumas pinceladas sempre de dentro para fora. Quando as cores as rosadas vão bem as peles claras. O marrom , o dourado e terracota fazem bonito nas morenas e negras.
Errado: Blush somente nas macas do rosto nem pensar! Abusar do pó para transmitir aquele aspecto saudável também não é recomendado, pois as bochechas ficam marcadas. Uma dica para não cair nesse engano: De batidinhas leves no pincel antes de encosta-lo no rosto. Essa tática retirara o excesso e suavisa um pouco o efeito!
LÁPIS E DELINEADOR
Certo: O lápis deve ir na raiz dos cílios. Para passar o delineador, feche os olhos naturalmente sem forçar
Errado: Nada riscar na região interna, pois a tática reduz o tamanho do olho. No caso do delineador se puxar a pálpebra para pintar , o traço ficara todo rachado.
RÍMEL
Certo: Siga da raiz as pontas dos cílios.
Errado: Evite fazer movimentos de vai-vem na horizontal para não empelotar.
BATOM
Certo: Marca registrada , não pode faltar no make.
Errado: Tome cuidado ao escolher a cor certa para sua pele e personalidade. E harmonize o visual: carregou no olho, suavize na boca e vise - versa.
Maquiagem dos olhos
Conhecer exatamente o formato dos olhos é um passo imprescindível para o sucesso do seu make. Por isso, não custa nada perder alguns minutos na frente do espelho antes de se maquiar. Analise-os atentamente, sem desprezar nenhum detalhe.
Conheça algumas dicas de maquiagem para os olhos.
Olhos Juntos
Opte por tons claros e pastéis para iluminar a expressão. Dê um toque cintilante à região próxima ao nariz, imediatamente no início do canal lacrimal, para a impressão de afastá-los.
Olhos Afastados
Um leve esfumaçado de um tom mais escuro, como o marrom ou o verde-musgo, no canto interno, cria a ilusão de aproximá-los. Mas, ao esfumaçar, cuidado para não tornar a fisionomia pesada.
Olhos Saltados
Esfumace a região da pálpebra sobre o globo ocular com uma sombra opaca escura, como marrom ou ferrugem. Arrisque, ainda, um toque de preto à noite. Inicie com um esfumaçado escuro na raiz dos cílios, indo até a dobra do olho, fazendo um degradê suave e uniforme. Isso faz com que pareçam mais fundos e menores.
Olhos Fundos
Cores claras, como branco, bege, areia e marfim, elevam a expressão e dão um ar de elegância. Devem ser aplicadas em toda a área móvel, da linha de transferência até a raiz dos cílios. Já na área rente às sobrancelhas, use sombras de tons médios, como rosa, salmão ou coral.
Olhos Caídos
Tons nacarados, cintilantes, dourados e cobres levantam a fisionomia e conferem um ar de felicidade. No canto externo, faça um suave movimento ascendente com sombra grafite ou preta. O curvex também é um aliado de peso.
Melhorando o acabamento nos olhos
- Você pode passar também no canto externo dos olhos, esfumaçando com a ajuda de um pincel. - Use um tom bege junto à sobrancelha. Esta técnica proporciona um acabamento a maquiagem.
Como passar sombra
A forma certa de usar a sombra é passá-la na dobra do olho. Você mesma pode passar com a ajuda de um espelho e os olhos abertos, passe a sombra com um pincel bem na dobra dos olhos, entre os cílios e a sobrancelha.
Aplicação de sombras
Sombra. Para não errar, aplique aos poucos e vá esfumando devagar até chegar a intensidade desejada.
Cor de sombra para qualquer hora
O marrom é uma cor que combina tanto com o dia quanto com a noite. Além de combinar com todos os tipos de pele.
Dê mais profundidade às pálpebras
As sombras de tonalidades escuras dão profundidade às pálpebras inchadas e diminuem olhos grandes ou salientes.
Olhos mais discretos
Durante o dia a maquilagem dos olhos é mais discreta, principalmente em relação às sombras, que devem ser aplicadas com ênfase nos cantos externos.
Não basta ter um kit de maquiagem maravilhoso na bolsa. Para usar os cosméticos a seu favor é preciso seguir algumas regras.
Antes de tudo
*Poros fechadinhos podem melhorar o visual. Por isso, antes de aplicar a base, recomenda-se passar água gelada ou fria no rosto.
“A temperatura baixa ajuda na retenção da maquiagem, o resultado da maquiagem na pele fica mais interessante e a face mais bonita”.
Existe uma regra básica que não tem erro na hora de passar o blush.
Basta aplicar um pouquinho de blush, da cor mais próxima a cor da pele, em cima do osso da maçã, e esfumar para baixo, espalhando bem.
No entanto, se a idéia for definir o contorno do rosto, é importante utilizar cores neutras, puxadas para o marrom e nude, com técnicas específicas para cada formato.
* Rosto longo
O blush deve ser aplicado de forma mais horizontal, indo das laterais para a frente do rosto, na parte mais alta das maçãs.
É bom evitar blush escuro nas laterais do rosto, para não afinar ainda mais.
* Rosto Oval
Use o blush nas maças e vá em direção as orelhas.
* Rosto quadrado
O movimento de aplicação do blush deve ser mais longo.
O pincel do blush deve ir da altura da orelha em direção à boca, para suavizar o formato quadrado.
E a maquiagem fica assimmmmm lindaaaaaaa.
Ah quando digo que maquiagem é tudo de bom!!!!!!!! tem gente que não acredita;)